Tempestade de Shakespeare a quatro dimensões
Está em cena no palco do Auditório dos Oceanos do Casino Lisboa, desde ontem e até dia 27 às 22h, " A Tempestade".
Trata-se de um que se aposta forte nos efeitos especiais a quatro dimensões.
Michel Lemieux e Victor Pilon trazem a Lisboa uma das obras mais importantes do Mestre do Teatro, Wlliam Shakespeare, de uma forma pouco vulgar pois encontramos actores de carne e osso em paralelo com actores virtuais numa fusão de artes cénicas com tecnologias multimédia.
A peça é interpretada por quatro actores reais que contracenam com outros seis actores virtuais, ou seja, projectados no cenário.
Última peça escrita por Shakespeare, "A Tempestade" é uma história de vingança, é uma história de amor, é uma história de conspirações oportunistas, e é uma história que contrapõe a figura disforme, selvagem, pesada dos instintos animais que habitam o homem à figura etérea, incorpórea, espiritualizada de altas aspirações humanas, como o desejo de liberdade e a lealdade grata e servil.
Uma Ilha é habitada por Próspero, Duque de Milão, mago de amplos poderes, e sua filha Miranda, que para lá foram levados à força, num ato de traição política.
Próspero tem a seu serviço Caliban, um escravo em terra, homem adulto e disforme, e Ariel, o espírito servil e assexuado que pode se metamorfosear em ar, água ou fogo.
Os poderes eruditos e mágicos de Próspero e Ariel combinam-se e, depois de criar um naufrágio, Próspero coloca na Ilha seus desafetos (no intuito de levá-los à insanidade mental) e um príncipe, noivo em potencial para a filha.
Se o amor acontece entre os dois jovens, se a vingança de Próspero é bem-sucedida, se Caliban modifica-se quando conhece os poderes inebriantes do vinho numa cena cómica com outros dois bêbados, tudo isso Shakespeare nos revela no enredo desta que por muitos é considerada sua obra-prima - uma história de dor e reconciliação.
Veja aqui alguma imagens desta peça.
Duração: 95m Sem Intervalo
Falado em: Francês
Legendagem: Português
Classificação: Maiores de 18 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário