sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Teatro no Instituto Franco-Portugais

A Associação Cultural e Associativa Hipócritas e o InstitutoFranco-Português apresentam "Se perguntarem por mim não estou" de Mário deCarvalho, pela companhia de Teatro Hipócritas.

Encenação de Alexandre Borges.

Peça de dois actos em que os indícios da existência de um tigre no interiorde um prédio de habitação faz entrincheirar num dos apartamentos seismoradores do condomínio.

O desconhecido, o poder de sugestão e os pequenos acontecimentos estranhos que sucedem ao longo do desenrolar da noite desencadeiam uma luta entre a emoção primária do medo e a maturidadeda razão, estendida pelo debate verdadeiramente político (na acepção filosófica do termo) que se dá entre os circunstantes.

Do ponto de vista cénico, o texto abre-se como possibilidade rara da exploração de um largo
espectro de sentimentos da plateia, entre a tensão partilhada com a verdade das personagens e o cómico de situação.

Adelaide seria uma mulher feliz, não fossem as suspeitas sobre ainfidelidade do marido; Alberto seria um homem feliz se não sentisse que pode estar a ser ultrapassado pelos jovens colegas da empresa; Cecília seria feliz se tivesse amor; Fernanda seria feliz, Emília seria feliz, Duarte seria feliz, não fossem, também, isto e aquilo, as dúvidas e os arrependimentos, as frustrações e o sentimento de incompreensão.

À parte o tigre, há mais alguma coisa que me queiras dizer?

Esta não é uma noite como as outras.

Esta noite começa e acaba num tigre.

Umtigre que pode ou não existir.

Um tigre que, existindo ou sendo apenas uma ficção, assombra este prédio.

Mas, antes, à parte o tigre, haverá mais alguma coisa que queiram dizer uns
aos outros?

Sem comentários: