sexta-feira, 27 de outubro de 2006

O Circo está volta à cidade


"O Circo está de volta à cidade" foi a frase escolhida pelo Município de Braga para assinalar a reabertura, hoje, com um concerto da Orquestra da República Checa, do "Theatro Circo", a maior sala de espectáculos da cidade.

Segundo fonte camarária, as obras, onde foram investidos 25 milhões de euros, "dotaram o Teatro das condições ideais para a apresentação de qualquer tipo de espectáculos, da ópera à orquestra sinfónica, do teatro às artes performativas, do bailado à música popular".

A intervenção no Teatro - que esteve sete anos fechado para obras de remodelação - permitiu, não só a reconversão ao desenho original de muitos dos espaços da imponente casa, mas também a criação de outros, que potenciam a oferta de eventos.

A par da Sala Grande, com capacidade para 1014 lugares sentados, foi acrescentado ao original um "Auditório Experimental", com 240 lugares, obra que obrigou a invulgares trabalhos de engenharia no subterrâneo do edifício.

Numa das salas laterais foi criado um café-concerto, explorado por privados, bem como uma unidade de restauração e um espaço museológico, a que se associam uma livraria temática e o bar principal.

Foi ainda criada uma "Sala de Ensaios", um fosso de orquestra para 70 músicos, uma caixa de palco dotada das mais actuais tecnologias de luz e som, camarins, áreas administrativas e gabinetes de trabalhos, que complementam a intervenção operada.

O investimento recaiu, também, no restauro, em toda a sua imponência, das áreas nobres do edifício original, da Sala Grande ao Salão Nobre, do "Foyer" às designadas "salas de fumo", das galerias às próprias fachadas.
O "Theatro Circo" de hoje - cuja nova imagem recupera, entre outros pormenores, a grafia original - "dá cumprimento a uma política municipal que visa potenciar as capacidades culturais intrínsecas da cidade e da região, sempre com o objectivo primeiro de valorizar a qualidade de vida que caracteriza Braga", afirma Mesquita Machado, em nota introdutória à Agenda Cultural.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Braga, "se a intervenção agora operada restitui ao edifício a grandeza de outrora, com o "glamour" que sempre atravessa os tempos, faz muito mais do que isso: a oferta cultural a que se propõe vai recolocar igualmente o"Theatro Circo" entre as casas de referência, no âmbito nacional e internacional".
Texto: Lusa

1 comentário:

Anónimo disse...

Não é só Braga que está em festa com a reabertura de um dos amsi emblemáticos e magníficos espaços culturais, é o país! As artes e a cultura que passam a dispor ou melhor a disfrutar de um digno espaço de criação!

Ai Flores de Verde Pinho