domingo, 22 de outubro de 2006

" Last Nomads of Rajasthan" na Casa da Música


Um grupo de 26 nómadas indianos – poetas, saltimbancos e músicos ciganos – actuam na Sala Suggia da Casa da Música na próxima quinta-feira, 26 de Outubro, às 22 horas, num espectáculo revelador das culturas ancestrais e das origens de um povo ligado às últimas castas itinerantes da Índia.

São os Last Nomads of Rajasthan, uma intrincada rede familiar de artistas provenientes das aldeias do deserto do Thar que vivem ainda na dependência de um saber ancestral.

Os últimos bardos, bailarinas, músicos e acrobatas da Índia tradicional prometem revolucionar o palco da Sala Suggia e remeter o público da Casa da Música para as raízes longínquas da população Rom, cuja origem está ligada às últimas tribos errantes do Rajastão.

Cumprindo uma digressão europeia ao longo do mês de Outubro, os Last Nomads preservam as suas tradições seculares mesmo em viagem por países de cultura ocidental, não abdicando dos seus enraizados costumes no que diz respeito, por exemplo, à confecção das próprias refeições.

As raízes dos Last Nomads of Rajasthan mergulham nos tempos imemoriais da história indiana.

Pequenas tribos originalmente ligadas a grupos de guerreiros, de reis e de dignitários religiosos eram formadas por artesãos, vendedores ambulantes, pequenos comerciantes, poetas, acrobatas, marionetistas, músicos e bailarinas que levavam uma vida de opulência e fartura.

Contudo, derrotas, invasões e fomes sucessivas provocaram o desaparecimento dessas realezas e conduziram estas tribos a uma vida errante de ciganos e “roms”, famosos hoje em dia por serem responsáveis pela cremação nos Ghâts de Varanasi (Benares).

Desde o séc. V, alguns grupos ficaram à mercê de grandes migrações históricas que os conduziram ao exílio no Próximo Oriente e, no séc. XV, à Europa.

Outros, seguindo uma nobreza em declínio, converteram-se à vida rural – como os Rajputs do Rajastão – e sobreviveram até aos nossos dias na imensidão das terras da Índia.

No espectáculo que os traz à Casa da Música, os Last Nomads of Rajasthan apresentam uma sucessão de seis cenas que representam episódios lendários da sua história ancestral.

Apresentando-se com as pinturas e vestes que os seus antepassados usavam, os artistas exibirão os seus dotes de dançarinos, cantores, músicos, malabaristas e, mesmo, narradores, numa exibição que se adivinha de uma riqueza, colorido e som difíceis de igualar.

Sem comentários: