terça-feira, 3 de outubro de 2006

La Féria estreia Musica no Coração


A mais ambiciosa produção de La Féria, estreia finalmente na próxima quinta-feira, dia 5 de Outubro (em ante-estreia) e na sexta-feira, dia 6 de Outubro (em estreia) no Teatro Politeama.
Nas imediações do Teatro, centenas de crianças cantarão as mais famosas canções de "Música no Coração" numa festa sem precedentes em Portugal, cuja receita reverte a favor da Associação de Apoio ao Recém Nascido – AARN.

Filipe La Féria e a sua equipa prepararam a mais ambiciosa produção com um cenário surpreendente apoiado nas mais modernas tecnologias que transportarão os espectadores às célebres montanhas austríacas onde a família Von Trapp se evadiu do terror nazi, dando um exemplo de esperança ao mundo. A mensagem de "Música no Coração", a acreditar nos valores mais fraternos da humanidade, são neste momento que o mundo atravessa um hino de coragem e esperança no coração humano.

Vinte e uma crianças integram também o elenco de "Música no Coração".

Após um casting em que participaram mais de seiscentos concorrentes, os jovens actores sobem pela primeira vez ao palco do Politeama, quinta-feira, dia 5 de Outubro às 21.30 h, para interpretarem os principais papeis de "Música no Coração" que estreará primeiro em Lisboa e em Outubro em Londres.

No elenco o encenador conta com Anabela, Carlos Quintas e Lúcia Moniz ao lado de Vera Mónica, Joel Branco, Helena Rocha, Tiago Diogo, Sérgio Moreno, Lia Altavilla, Helena Vieira, Helena Afonso, Hugo Rendas e Tiago Isidro, entre outros.

Perante a dificuldade em integrar-se na vida religiosa, a noviça Maria Rainer é encaminhada pela madre superiora para trabalhar como perceptora de sete crianças indisciplinadas em casa do viúvo Georg von Trapp, oficial da marinha.
Ganhando a empatia das crianças, que consegue conquistar através da música, Maria conquistará também o coração do austero capitão. Este novo espectáculo de Filipe La Féria é a uma adaptação do consagrado musical estreado na Broadway em 1959.
Para a representação dos pepéis das crianças em dias sucessivos, o elenco contará com três conjuntos de sete crianças.

Filipe La Féria iniciou a sua actividade teatral, em 1968, como actor, no Teatro Nacional, com Amélia Rey Colaço tendo ainda pertencido às companhias do Teatro Estúdio de Lisboa, Teatro Experimental de Cascais, Casa da Comédia e Teatro da Cornucópia. Estudou encenação em Londres, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e foi assistente de Victor Garcia em As Criadas de Jean Genet.

Foi director, durante 16 anos, do Teatro da Casa da Comédia, onde encenou, entre outros, Faz tudo, faz tudo, faz tudo!, A paixão segundo Pier Paolo Pasolini, A Marquesa de Sade, Eva Péron, Savanah Bay, A Bela Portuguesa, Electra ou a Queda das Máscaras, Noites de Anto, A Ilha do Oriente, revelando autores como Marguerite Yourcenar, Duras, Mishima, Agustina Bessa-Luís ou Mário Cláudio.

Em 1990 escreve e encena What happened to Madalena Igtésias e aceita o convite como autor encenador e cenógrafo de Passa por mim no Rossio, no Teatro Nacional D. Maria II, encenando, posteriormente, no mesmo Teatro As Fúrias, de Agustina Bessa-Luís. Reconstrói o Teatro Politeama onde estreia Maldita Cocaína, Jasmim ou o Sonho do Cinema, De Afonso Henriques a Mário Soares, Godspell, Maria Callas e Rosa Tatuada.

Foi premiado várias vezes pela crítica, Casa da Imprensa, SEC, e várias revistas como autor, encenador e cenógrafo.
No décimo aniversário do 25 de Abril, a Associação Portuguesa de Críticos premeia-o como uma das personalidades que mais se destacaram no Teatro.

Para a televisão produziu e encenou Grande Noite, Cabaret, Saudades do Futuro e Comédias de Ouro onde apresenta na RTP autores como Dario Fo, Oscar Wilde, Peter Schaffer e Feydeau.
Dirige o espectáculo inaugurai da Europália em Bruxelas e o Dia de Portugal na Expo-Sevilha.

Em 2000 escreve, encena e faz os cenários de Amália que estreia no Teatro Politeama.
Há 6 anos em cena e representado em Paris e outras cidades de França e Suiça, tendo ultrapassado os 6 milhões de espectadores.

Foi condecorado Comendador com a Grande Ordem do Infante D. Henrique, por sua Excelência o Presidente da República, Dr. Mário Soares.


Foi premiado como personalidade do Ano, na área de Teatro, nos Globos de Ouro 2000.


É professor da Universidade Independente, onde rege a cadeira de Arte e Imagem.

Em 2001 encena e dirige a peça A Casa do Lago de Ernest Thompson com Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho.

Em 2002/2003 dirige e encena My Fair Lady, espectáculo galardoado com o Globo de Ouro para Melhor Espectáculo do Ano.

Aguardamos, então, pela estreia para ver o que Filpe La Féria considera "um sucesso".

Sem comentários: