sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Vozes do Fado em Oeiras

A Câmara Municipal de Oeiras vai apresentar “Vozes do Fado”, que contará com a participação de alguns dos fadistas nacionais mais conceituados, às sextas-feiras de 20 de Outubro 24 de Novembro, nos Auditórios Municipais Ruy de Carvalho, em Carnaxide, e Eunice Muñoz, em Oeiras.

Os espectáculos terão lugar às 22H00.

Ana Moura será a primeira fadista a actuar, hoje dia 20 de Outubro, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho. A acompanhá-la estarão os músicos José Manuel Neto (Guitarra Portuguesa), José Elmiro Nunes (Viola de Fado) e Daniel Pinto (Baixo).

Ilustre representante do fado além-fronteiras, Ana Moura tem os seus discos editados em mais de 20 países e realizou concertos - aclamados e esgotados - nas mais prestigiadas salas do mundo como no Town Hall, de S. Francisco, no Carnegie Hall, de Nova Iorque, no Getty Center, em Los Angels, no Double Hill, em Chicago e no Concertgebouw de Amesterdão.

Esteve em tournée em Itália, na Holanda e mais recentemente na China (Pequim, Xangai e Macau).


Depois da nomeação para os prestigiados prémios internacionais «Edison Awards», com o disco «Aconteceu» e de ser convidada para a abertura dos 1º Jogos da Lusofonia, Ana Moura parte à conquista do seu país.

Este espectáculo trará ao público o fado em todo o seu esplendor, por uma das suas maiores representantes, Ana Moura.

O fadista Nuno da Câmara Pereira actua no próximo dia 27.

Já no dia 3 de Novembro, Raquel Tavares sobe ao palco do Auditório Ruy deCarvalho.

A partir do dia 10 de Novembro, o evento “Vozes do Fado” passará a ter como palco o Auditório Municipal Eunice Muñoz.
Neste dia actuará Ricardo Ribeiro, seguindo-se os fadistas Maria Ana Bobone e Rodrigo, nos dias 17 e 24 respectivamente.

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Oeiras apresenta o feminino e o masculino no fado, unindo num evento intérpretes mais recentes a par daqueles que ao longo das últimas décadas o representaram da forma mais intensa.

Refira-se que este estilo musical é apreciado e reconhecido no país e no estrangeiro como um símbolo, encantando sucessivas gerações.

1 comentário:

Anónimo disse...

Um programa digno de registo com Ana Moura a abrir, um nome que cada vez mais se firma e encerra com o Rodrigo, um dos nomes cimeiros do fado, recentemente muito polemetizado, nem sempre com os melhores argumentos, mas todos - até nós - temos direito a opinar. O cartaz está bem construído, bem como a ideia de se alargar a todo o concelho que tem também tradições fadistas refira-se o marques de Linda-a-Velha e as fadistagens da Senhora da Rocha, há 50 anos.

Ai Flores de Verde Pinho