quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Vinícius de Moraes nasceu há 93 anos

Depois de abrir a I Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo em Portugal, Vinícius, chega às salas Lusomundo a partir de 26 de Outubro.

Além de Vinícius esta mostra integra mais 11 filmes. Referência especial para obras como Olga, película que retrata a vida e os ideais da militante comunista Olga Benario Prestes, Zuzu Angel, filme sobre a luta da estilista Zuzu Angel pela libertação do seu filho aprisionado na ditadura militar brasileira, e Cinema, Aspirinas e Urubus, obra candidata a melhor filme estrangeiro na próxima edição dos Óscares que retrata dez dias na vida de dois homens que procuram novas perspectivas de vida enquanto fogem de situações políticas e sociais antagónicas.

O realizador de Vinícius, Miguel Faria Jr., genro de Vinícius de Moraes, diz sobre a sua própria obra "não considero Vinícius um documentário, pelo menos não um documentário convencional. Talvez o resultado se aproxime de um ensaio ou de uma "cinebiografia", mas procurei imprimir um tom intimista e pessoal que foge da neutralidade que se espera de um documentário".

O mote para esta obra que reúne testemunhos dos amigos (Maria Bethânia, Caetano Veloso, Chico Buarque), canções (entre as quais a célebre Garota de Ipanema, interpretada por Mariana de Moraes e Eu sei que vou te amar, cantada por Adriana Calcanhotto) é a sua obra poética, na interpretação de Camila Morgado e Ricardo Blat.

Vinte e seis anos depois da morte de Vinícius de Moraes, este filme comprova a actualidade do artista, que deixou um legado de 400 poemas reunidos em 12 livros e antologias, e perto de 400 letras de música.



19 DE OUTUBRO

Inauguração
21H00
VINICIUS
Cocktail


20 DE OUTUBRO

TEMA: BIOGRAFIAS

14H00
FÁBIO FABULOSO

16H00
CARMEN MIRANDA - BANANA IS MY BUSINESS

18H00
OLGA

21H00
Mesa Redonda sobre BIOGRAFIAS, com a participação de Miguel Faria (realizador de VINICIUS), Paulo Morais (Director da Escola Superior de Teatro e Cinema), Camila Morgado (actriz de OLGA e VINICIUS) e moderação de Nuno Gonçalves (Lusomundo).

22H00
ZUZU ANGEL

21 DE OUTUBRO
TEMA: TRABALHO DE ACTRIZ

16H00
CASTELO RÁ-TIM-BUM

18H00
A DONA DA HISTÓRIA

21H00
Mesa Redonda sobre TRABALHO DE ACTRIZ, com a participação das actrizes Marieta Severo (A DONA DA HISTORIA E CASTELO RÁ-TIM-BUM) e Margarida Marinho e António Pedro Vasconcelos (Realizador).

22H00
CAZUZA - O TEMPO NÃO PÁRA


22 DE OUTUBRO

TEMA: FOTOGRAFIA E CINEMA

14H00
REDENTOR

16H00
CIDADE BAIXA

18H00
JOGO SUBTERRÂNEO

21H00
Mesa redonda sobre PÚBLICOS DE CINEMA, com a participação de Lauro Escorel (Director de Fotografia), Mário Jorge Torres (crítico de cinema), Daniel Malhão (Fotógrafo), Leonel Vieira (Realizador) e Luís Branquinho (Director de Fotografia).

22H00
CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS

Sem comentários: