quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Carnaval para todos


Carnaval cultural para todas as idades


A EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural apresenta um conjunto de sugestões para celebrar o Carnaval em família, bem como iniciativas que decorrem durante a interrupção lectiva desta época.


De entre as inúmeras actividades agendadas, destaca-se a 9ª edição do único Desfile de Carnaval que tem lugar na cidade de Lisboa. Bons motivos para os mais foliões não ficarem em casa no dia 20 de Fevereiro.

Promovido pela Junta de Freguesia de Santo Estêvão , em articulação com as Juntas de Freguesia da Sé, Madalena e Castelo, o 9º Desfile do Carnaval de Alfama, único evento do género em Lisboa, conta com a colaboração do Chapitô e tem o apoio institucional da EGEAC. Participam nesta iniciativa mais de mil pessoas, entre associações culturais, desportivas e regionalistas e grupos populares. O desfile tem início às 15h00, no Castelo de São Jorge (Praça das Armas), e irá percorrer as ruas das respectivas freguesias ao ritmo dos grupos musicais “Tocandar”, “Terra Nova” e “Ponkies”. O percurso termina no Largo Chafariz de Dentro com a actuação das bandas que integraram o desfile.

“Quando os Peixes Brincam ao Carnaval” é o atelier que decorre no Padrão dos Descobrimentos.

A partir de contos de José Eduardo Agualusa, é possível mergulhar num mundo de magia e criar máscaras de inspiração marítima. Este atelier pode ser feito em família, com um grupo de amigos, ou individualmente. De 17 a 20 de Fevereiro, das 14h30 às 15h30, ou das 16h00 às 17h00. Para além do atelier, o Padrão dos Descobrimentos encontra-se excepcionalmente aberto ao público na segunda-feira, dia 19 de Fevereiro.

O Museu da Marioneta reservou o dia 20 de Fevereiro para que famílias e crianças (dos 6 aos 14 anos) possam dar largas à imaginação e criar a sua própria máscara de Carnaval. O atelier “1,2,3… Num Instante a Minha Máscara se Fez!” decorre das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30, aqui é possível executar uma máscara de gesso, com a participação activa e conjunta do adulto e da criança. No mesmo dia, aproveite para visitar a exposição “Branca-Flor. O Teatro de Lília da Fonseca, 1962-1982”, no Museu da Marioneta entre 10 de Fevereiro e 1 de Abril.

Sem comentários: