sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

“SENSES - A Noite dos Sentidos”


Nos tempos conturbados em que vivemos, em que as frustrações se manifestam das mais variadas formas, a noite ganhou fama de ser violenta com o consumo excessivo de álcool e de drogas, forma encontrada por uma parte da juventude de se alienar dessas mesmas frustrações e tentar superar a falta de perspectivas de um futuro com futuro.


É saudável que as pessoas se divirtam mas o lazer nocturno não pode e não deve oferecer apenas a música para dançar. Pode e deve oferecer mais.


Trata-se de uma festa com música de “Dança”, algo que já foi feito noutras ocasiões, mas apostando na sensibilização dos jovens para diversos problemas que flagelam a nossa sociedade (como a SIDA), acreditando que a noite pode servir para educar e divertir em simultâneo.

A festa não será apenas mais uma festa mas sim uma festa de sensibilização para o uso do preservativo nas camadas mais jovens da população, uma chamada de atenção para graves problemas sociais que nos circundam, fazendo convergir para esse fim os esforços de várias instituições.
Contamos desde já com a colaboração da Escola Profissional “Val do Rio” no projecto gráfico de flyers e cartazes a realizar pelos alunos da mesma num concurso interno, contribuindo dessa forma e desde logo para a discussão da temática em meio escolar.


Pretende-se chamar jovens artistas (Actores, Músicos, Atletas, Etc.) de modo a participarem activamente neste projecto, com o objectivo de escreverem uma dedicatória e assinarem o verso de um quadro encomendado a Luís Vieira-Baptista (pintor já consagrado e morador no concelho de Oeiras), sendo posteriormente leiloado e o valor entregue a uma Instituição de cariz social, devidamente reconhecida (Abraço), à qual solicitaremos a presença dos seus representantes para ajudar a divulgar a mensagem que pretendemos transmitir.

Pretende-se efectuar esse leilão em programa televisivo para uma mais eficaz recolha de fundos e, da parte do “Espaço dos Sentidos”, será entregue a essa Instituição 0,50€ por cada bilhete vendido.


Mas, como se trata de uma festa, irá ter informação apelativa sistematizada a passar em ecrã gigante, intervalando as actuações de VJs (Vídeo Jockeys), tal como se dará oportunidade a jovens de mostrar os seus trabalhos.


Na música, poder-se-á contar com alguns DJs (Disc Jockeys) menos conhecidos do meio musical português, dando-lhes a oportunidade de actuar em conjunto com outros já consagrados.


Na entrada do recinto, haverá espectáculos de animação circense, chamando a atenção para os seus próprios projectos de intervenção sócio/cultural e, na estação de Oeiras, um “Homem Estátua” em performance de divulgação juntamente com voluntários distribuindo também informação e preservativos tentando dessa forma chamar a atenção do público para a necessidade desse tipo de projectos ligados à cultura e à prevenção do VIH.


No interior, o ecrã gigante mostrará trabalhos desenvolvidos no âmbito do combate que pretendemos travar.

Esta festa tem como publico alvo pessoas dos 18 aos 35 anos de idade dirigida, especialmente, para estudantes universitários através de divulgação feita com cartazes e venda de bilhetes em todas as associações de estudantes da região da “Grande Lisboa”, mas aberta a quem se queira divertir independentemente da idade.

Sem comentários: