sábado, 24 de fevereiro de 2007


Segunda-feira, 26 de Fevereiro
Orquestra de Jovens Holandesa
Jurjen Hempel direcção musical
Liza Ferschtman violino
19h30 Sala Suggia 5 €

A Orquestra de Jovens holandeses (Nederlands Studenten Orkest, NSO) dá um concerto no dia 26 de Fevereiro, às 19h30, na Sala Suggia da Casa da Música.

No ano em que completa o 55º aniversário, a NSO sobe ao palco sob a direcção do maestro Jurjen Hempel, para apresentar uma nova obra do compositor holandês Martijn Padding.
“Duas Cenas para Orquestra” é seguida pelo primeiro concerto para violino e orquestra de Sergei Prokofiev, em que Liza Ferschtman, uma talentosa violinista holandesa, é a solista.

O concerto termina com a Quinta Sinfonia de Mahler.
A NSO é uma orquestra sinfónica renovada todos os anos que reúne estudantes de universidades holandesas, seleccionados em audições, para tocar apenas durante o mês de Fevereiro.

Após 10 dias de ensaio, a orquestra prossegue o seu trabalho com uma digressão de 11 dias pelas mais importantes salas de concerto holandesas.

Em seguida, como é tradição, visita um país estrangeiro.

Em anos anteriores, a NSO apresentou-se em Dublin, Viena, Praga e Berlim e em 2002 celebrou o seu 50º aniversário em Carnegie Hall, em Nova Iorque.

O maestro Jurgen Hempel estudou direcção com David Porcelijn e Kenneth Montgomery no Conservatório de Utrecht e foi assistente dos maestros Edo de Waart, Hans Vonk e David Robertson.

Na temporada de 1996-1997 Jurjen Hempel foi nomeado Maestro Assistente de Valery Gergiev com a Filarmónica de Roterdão.

Em Maio de 1997 foi aclamado pela sua estreia com a Orquestra do Concertgebouw de Amesterdão. Tem dirigido, regularmente, os Asko Ensemble, Nieuw Ensemble, Netherlands Wind Ensemble, Ensemble Contrechamps em Genebra, o Schönberg Ensemble, o Remix Ensemble da Casa da Música no Porto e a Orquestra de Volharding, de quem é maestro titular. Apresentou-se na Alemanha, França, Rússia e Estados Unidos, tendo sido residente no Lincoln Center
em Nova Iorque.

A violinista Liza Ferschtman é uma das mais importantes artistas da sua geração.

Filha de músicos russos, iniciou os estudos de violino aos cinco anos, com Philipp Hirschhorn. Depois de vencer várias competições nacionais durante a adolescência, Liza Ferschtman conquistou o Philip Morris Finest Selection Award e vários prémios na International Violin Competition of Sion, na Suiça.

Apresenta-se, regularmente, em França, Bélgica, Alemanha, Reino Unido, Rússia, Estados Unidos, Suiça e Áustria.

Liza é conhecida pelo equilíbrio entre as suas qualidades emocionais e intelectuais.

Tocou com quase todas as orquestras holandesas, entre as quais a do Concertgebouw e a Filarmónica de Roterdão, para além de orquestras estrangeiras, tais como a Filarmónica de Praga, a Orquestra de Câmara Liszt, a Orquestra de Câmara da África do Sul, da Rádio da Eslovénia, a Sinfónica de Israel, trabalhando sob a direcção dos maestros Leonard Slatkin, Lev Markiz, Lawrence Renes, Jaap van Zweden, Frans Brüggen, Ed Spanjaard, Thierry Fisher, Mendi Rodan e Shlomo Mintz, entre outros.

Este ano, Liza Ferschtman passará a ser a directora artística do mais importante festival de música de câmara do país, em Delft.



Programa


Martijn Padding Duas Cenas para Orquestra
Sergei Prokofiev Concerto para violino e orquestra nº1
Gustav Mahler Sinfonia nº 5

Sem comentários: