quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

" Renaissance " estreia em Sintra



"Renaissance" estreia dia 16 de Fevereiro


Um elenco composto unicamente por actrizes e um enredo que explora o universo feminino: são estas as traves-mestras da mais recente produção da Utopia Teatro, intitulada “Renaissance”.
O espectáculo resulta de um texto original de Nuno Vicente, que assegura também a encenação, contando para o efeito com um conjunto de 6 actrizes.

Em “Renaissance”, Verónica, Violeta e Amparo são três investigadoras universitárias que publicam um estudo intitulado “O Renascimento Português no Feminino em Sintra”.

O sucesso editorial é ensombrado pela morte, no Iraque, de André Magalhães: filho de Violeta e marido de Verónica.

Ângela, Augusta e Bernarda são três actrizes em rápida ascensão que são contratadas para interpretar Luísa Sigeia, Paula Vicente e a Infanta D. Maria numa polémica adaptação ao teatro – com elevada viabilidade económica assegurada por um estudo de mercado – do estudo das investigadoras, projecto que é recebido com frontal oposição por Violeta.

O choque entre as seis mulheres é inevitável. O choque entre séc. XVI e séc. XXI é inevitável. Sucedem-se as confissões e as revelações, até ao clímax numkaraoke-bar para lésbicas da noite lisboeta, na noite após a estreia do espectáculo.

Segundo Nuno Vicente, "este é drama intimista, um espectáculo visualmente expressionista com personagens em registo naturalista, procurando um efeito patético.

É um espectáculo feminista sobre maldades, mentiras, fealdade e redenção, que põe em diálogo seis mulheres, duas épocas, dois planos, duas interpretações.”

Renaissance é:

Um espectáculo visualmente expressionista com personagens em registo naturalista, procurando umefeito patético; de arquitectura renascentista com nuances simbolistas e espírito rococó; construção de personagem à Stanislavsky e desenho de luzes à Bob Wilson. Um espectáculo feminista-demodée sobre maldades, mentiras, fealdade e redenção. Um espectáculo que põe em diálogo seis mulheres, duas épocas, dois planos, duas interpretações.
Joga-se ora o século XVI ora o XXI.

Joga-se a transposição para teatro comercial de uma investigação histórica académica.Joga-se a vivência de seis mulheres no espaço de um teatro em luta pela suposta verdade de três personagens.

Joga-se a experiência absurda de um morto no Iraque a ladear três outros fantasmas históricos.Se já está confundido... bem vindo à nossa Era Híbrida, bem vindo a Renaissance!


Quando?


De 16 de Fevereiro a 18 de Março
Sextas, sábados e domingos às 22h00


Onde?


Casa de Teatro de Sintra (Rua Veiga da Cunha, nº 20, 2710-627 Sintra)

Sem comentários: