quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Programa Polis no Pavilhão de Portugal




Exposição Programa POLIS – Viver as Cidades





A exposição Programa POLIS - “Viver as Cidades”, uma iniciativa do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, com a colaboração do Gabinete Coordenador do Programa POLIS e da Parque EXPO, será inaugurada no dia 15 de Fevereiro, às 17h00, no Pavilhão de Portugal, em Lisboa.



Ao longo de uma área expositiva de mais de mil metros quadrados, o visitante poderá inteirar-se das intervenções efectuadas ao abrigo do Programa POLIS em 39 cidades portuguesas.
O percurso da visita assenta em três grandes núcleos: conceitos base do Programa POLIS (de dimensão e cobertura a nível nacional), intervenção física (correspondente à requalificação Urbana, Valorização Ambiental e Mobilidade) e intervenção social e cultural (sob o tema Cultura de Cidades, Cultura de Cidadanias).
Paralelamente à Exposição, que estará patente ao público até 18 de Abril, serão realizados um Ciclo de Conferências, subordinado aos grandes temas que a compõem - Valorização Ambiental, Requalificação Urbana e Mobilidade e os Dias da Cidade Polis que pretendem assinalar a participação das diferentes cidades no Programa.
Com a aproximação da conclusão de parte significativa das intervenções POLIS, a exposição visa, ainda, apresentar este Programa enquanto veículo catalisador da relação das pessoas com a cidade, promovendo a vivência do seu espaço público.
O Programa POLIS, com início em 2000, tem como objectivo melhorar a qualidade de vida nas cidades através de intervenções nas vertentes urbanística e ambiental, aumentando a atractividade e competitividade de pólos que têm um papel relevante na estruturação do sistema urbano nacional.

Sem comentários: