domingo, 18 de fevereiro de 2007

Rui Graça Feijó apresenta novo trabalho


Titulo : Timor: PAISAGEM TROPICAL COM GENTE DENTRO
Sub-título : Ensaios Políticos sobre a Democracia Timorense


Autor: Rui Graça Feijó


Prefácio: de Jorge Sampaio


Rui Graça Feijó (1954). D.Phil pela Universidade de Oxford (1984).

Foi Professor Auxiliar na Universidade Nacional de Timor-Leste, na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa e na Faculdade de Economia do Porto, onde regeu a disciplina de Ciência Política.
Co-organizador de vários Workshop on Portuguese and Lusophone History, Politics and Society na Universidade de Oxford (1998-2006).

Publicou vários trabalhos no âmbito das Ciências Sociais, entre os quais Liberalismo e Transformação Social (1992).
Exerceu em Portugal cargos políticos, como o de Vereador da Câmara Municipal do Porto (1994-1998) e de Presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (1998-2000).
Recentemente residiu em Timor-Leste (2004-2006) onde foi (como contratado da UNMISET/UNOTIL) Assessor do Presidente da Republica, Kay Rala Xanana Gusmão, tendo acompanhado por dentro o processo de desenvolvimento da democracia timorense.



A República Democrática de Timor-Leste (re)nasceu aos olhos do Mundo em 20 de Maio de 2002 carregando consigo o pesado fardo da esperança de se assistir a um Estado de Direito Constitucional ganhar raízes e vingar sobre os escombros da retirada indonésia de Setembro de 1999, de mais de duas décadas de opressiva ocupação do território pelo seu gigantesco vizinho, e de alguns séculos de displicente colonialismo português.
A via escolhida pelos timorenses, nunca se afigurou fácil e isenta de dificuldades.

A recente crise de Abril-Maio deste ano aí está para mostrar quão dramática pode ser a situação política num dos territórios mais pobres do Mundo.

A sobrevivência do regime constitucional, e o propósito reafirmado de realizar eleições presidenciais e legislativas em 2007, são testemunho da vontade dos timorenses de seguir na via escolhida, e desmentem aqueles que se apressaram em ver em Timor-Leste mais um caso de falhanço.

Mas a prossecução desse desígnio exige que se analise com cuidado o caminho já percorrido, as opções que se encontram abertas.
O presente volume de ensaios pretende contribuir para esse debate, tanto entre os Timorenses como entre aqueles que, um pouco por todo o mundo, tem este Povo e esta jovem Nação no coração.

Sem comentários: