quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

O Clube de Macau de Pedro Garcia Rosado

O CLUBE DE MACAU, DE PEDRO GARCIA ROSADO

Desfecho da trilogia «O Estado do Crime», primeira série de romances inspirada pelo processo Casa Pia, «O Clube de Macau» é o novo livro de Pedro Garcia Rosado, depois de «Crimes Solitários» e de «Ulianov e o Diabo».
Primando pelo despojamento do texto e a descrição realista de situações de grande crueza, Pedro Rosado explora os submundos do crime e da luta pelo poder na sociedade portuguesa, num romance em que um clube secreto formado nos anos oitenta, em Macau, e o assassínio de uma prostituta chinesa se cruzam com o escândalo de pedofilia que abalou o país.
SINOPSE
Macau, 1984: um juiz (o futuro procurador-geral da República), três polícias, um médico e um apresentador da televisão formam um bordel secreto a que chamam o Clube de Macau, recorrendo a adolescentes chinesas dispostas a pagar o preço mais elevado para fugirem da China para o Ocidente.
Quando uma delas é assassinada, o Clube de Macau dissolve-se.
Mas, vinte anos mais tarde, em Lisboa, os membros do antigo Clube de Macau vão voltar a encontrar-se quando a ambição do procurador-geral de querer ser Presidente da República se cruza com o escândalo de pedofilia que abalou o país.
E, desta vez, não é o prazer que os espera mas uma guerra sem tréguas. Inspirado pelo «Processo Casa Pia», O Clube de Macau é o terceiro romance de Pedro G. Rosado sobre os submundos da realidade portuguesa, depois de Crimes Solitários e de Ulianov e o Diabo.

Crimes Solitários (sobre as relações entre a Polícia e o jornalismo), Ulianov e o Diabo (a história de um ex-agente do KGB que enfrenta, em Lisboa, os homens que lhe assassinaram a irmã) e O Clube de Macau formam a trilogia O Estado do Crime.

BIOGRAFIA

Pedro G. Rosado nasceu em Lisboa em 1955.
É jornalista e crítico de cinema.
Publicou anteriormente os romances Crimes Solitários e Ulianov e o Diabo (Temas e Debates/Círculo de Leitores).
Vive actualmente no concelho de Caldas da Rainha.

Sem comentários: