segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Homenagem a Agustina Bessa Luis



Edição especial da “Egoísta - Agustina”
em postos de venda seleccionados


Em homenagem a Agustina Bessa-Luís, a edição especial da “Egoísta” já está disponível em vários pontos de venda seleccionados.

A revista da Estoril Sol dedica, assim, um número exclusivo ao percurso impar de uma das escritoras mais importantes da Língua portuguesa.

Trata-se de outra “Egoísta” para guardar, que pode ser adquirida, também, por assinatura.
A “Egoísta” reuniu os amigos da escritora, do seu círculo mais próximo, e que lhe prestam, assim, um tributo, depois da publicação do romance “A Ronda da Noite”, que tem merecido as melhores referências da crítica especializada.
É a terceira vez, que a “Egoísta” edita uma edição extra.

Com mais de 80 páginas, adopta um formato semelhante à homenagem a Sophia de Mello Breyner e ao Tributo a Nova Iorque.
Nesta palavra dos outros dirigida a Agustina Bessa-Luís participam Alberto Luís, Almeida Faria, Augusto Brázio, Dinis de Abreu, Eduardo Prado Coelho, Fernando Pinto do Amaral, Francisco José Viegas, Frederico Lourenço, Hugo Neves, Inês Pedrosa, João Lopes, José Manuel Mendes, Lidia Jorge, Maria Carapeto, Maria, Velho da Costa, Mário de Carvalho, Patrícia Reis e Rui Vasco, para além de Mário Assis Ferreira, que assina uma carta aberta.


Num editorial em formato epistolar, escreve Mário Assis Ferreira sobre Agustina: “ É esse espontâneo desassombro, essa aparente despreocupação com que observa o mundo e nos devolve – a nós que a lemos, a nós que a queremos conhecer sempre mais – aquela sua peculiar interpretação do mundano e do substantivo, do prosaico e do sublime, que constitui essa tão preciosa dádiva e permanente surpresa de uma inteligência que não desiste de nos assombrar”.


Com um percurso incontornável na ficção portuguesa contemporânea, Agustina Bessa-Luís assinou obras como “A Sibila”, “Sermão de Fogo”, “As Relações Humanas”, “A Bíblia dos Pobres”, “Fanny Owen”, “Um Bicho da Terra”, “Prazer e Glória” ou “Vale Abraão”.
Distinguida com numerosos prémios pela sua notável carreira, Agustina Bessa-Luís tem presidido ao Júri do Prémio Literário Fernando Namora nos últimos cinco anos.

Sem comentários: