Biréli Lagréne estreia em Lisboa
BIRÉLI LAGRÈNE apresenta
GYPSY PROJECT
no
FÓRUM LISBOA(à Av. Roma)
dia 6 de JULHO 2006 às 21h30
Quando se referiu a ele, o também guitarrista John McLaughlin disse ser Biréli Lagrène “um fenómeno da guitarra”.
Este nome maior do jazz e da guitarra apresenta em quarteto e ao vivo o seu Gypsy Project.
É dia 6 de Julho no Fórum Lisboa (à Av. Roma). Uma estreia absoluta em Lisboa deste quarteto formado por Franck Wolf (saxofones), Hono Winterstein (guitarra), Diego Imbert (contrabaixo) e Biréli Lagrène (voz e guitarra principal).
Mas ele absorvia também outras influências a que não foi alheio o facto de viver junto à fronteira com a Alemanha. Ao longo da sua carreira Lagrène foi encontrando um estilo próprio e é hoje considerado um dos mais originais guitarristas vivos.
Desde muito cedo Biréli Lagrène começou a acompanhar grandes mestres do jazz como Benny Carter, Benny Goodman ou Stéphane Grappelli. Tocou com muitos outros guitarristas como John McLaughlin, Al Di Meola, Paco de Lucia, Larry Coryell, Vic Júris, Pat Metheny, etc.
Fez uma incursão pelo jazz de fusão. Em 1986 o trabalho com o baixista Jacos Pastorius (ex-Wheather Report) teve essa marca. Por essa época Biréli incorporou várias influências que iam do jazz-rock, aos sons electrónicos e à música brasileira. No disco “Lagrène and his guests” de 1986, Lagrène teve também como convidados Miroslav Vitous um outro ex-Wheather Report, , e Larry Coryell, entre outros, para um repertório que ia de Miles Davis à música brasileira e que tinha também 3 composições próprias.
A partir dos anos 90 Biréli Lagrène retoma as suas raízes ciganas. O espectáculo que Biréli Lagrène vem apresentar a Lisboa, Gypsy Project, vem nesta sequência e na de 3CDS Gypsy Project (2001), Gypsy Project and Friends (2002) e Move (2004).
Sem comentários:
Enviar um comentário