segunda-feira, 3 de julho de 2006

“O Nariz” no Teatro Nacional de São Carlos de 3 a 11 Julho 2006

O Teatro Nacional de São Carlos conclui a sua Temporada Lírica com a estreia da ópera O Nariz, no centenário do nascimento de Dimitri Chostakovitch.


Com direcção musical de Donato Renzetti nas quatro primeiras récitas e de João Paulo Santos na última, esta nova produção conta com a assinatura de João Lourenço na encenação. A equipa artística reúne também Jochen Finke (cenografia) e Renée Hendrix (figurinos), para além de Vera San Payo de Lemos (dramaturgia), Carlos Prado (coreografia) e Pedro Martins (Luzes).

Adaptada do conto (1833/34) de Nikolai Gógol, a história de um homem que acorda, uma manhã, sem nariz, constitui uma sátira feroz da administração e dos comportamentos sociais da sociedade russa sob o domínio de Nikolai I.



Do elenco convidado destaca-se a presença do barítono Andrew Schroeder no papel de Kovaliov, o homem que se vê, de repente, sem nariz. Reunindo também cantores de nacionalidade portuguesa, arménia, russa, italiana e francesa num total de 25 cantores e alguns actores que se desdobram em mais de 70 papéis: Anna Carnovali, Ana Ester Neves, Carla Simões, Carlos Guilherme, Dimitry Ovtchinnikov, Dimitri Bogomolov, Diogo Oliveira, Fernando Cordeiro Opa, Frederico Félix António, Gianluca Sorrentino, Guy Flechter, João de Oliveira, Jorge Martins, José Lourenço, Lara Martins, Madalena Alberto, Marcos Santos, Mário João Alves, Marco Alves dos Santos, Mário Redondo, Paula Morna Dória, Pedro Chaves, Pedro Correia, Rui Baeta, Vasco Campos, Vazgen Ghazarjan, Vladimir Matorin. Destaque também para a participação da Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos.

Sem comentários: