"Zero Degrees" no Grande Auditório do CCB
Zero Degrees é o resultado de uma estimulante colaboração entre os artistas Akram Khan e Sidi Larbi, o escultor Antony Gormley e o compositor Nitin Sawhney.
Akram Khan e Sidi Larbi conheceram-se em 2000 e rapidamente descobriram fortes semelhanças: eram ambos filhos de famílias islâmicas a viver na Europa, e muito embora cada um tenha desenvolvido a sua própria linguagem de movimento, esse encontro de culturas foi tema permanente nos seus trabalhos.
Zero degrees nasceu de um trabalho de equipa que os levou numa viagem em busca do ponto de referência, da fonte, do "0" do núcleo da vida. Inspirados nas suas duplas identidades, os dois procuram esse ponto central através de pólos opostos, tais como vida/morte, claro/escuro, caos/ordem.
Este trabalho acontece na presença de uma escultura do artista britânico Antony Gormley, famoso pela sua obra Angel of the North. Graças a uma colaboração estreita e assídua com os dois bailarinos, a sua obra será o reflexo desta dualidade. A música, especialmente encomendada ao compositor e produtor Nitin Sawhney, realça o encontro entre o Ocidente e o Oriente.
É uma oportunidade única de ver quatro dos maiores artistas da actualidade a trabalhar em conjunto!
Paralelamente, a peça "Bearing", de autoria de Antony Gormley, pertencente à Colecção Berardo, será exposta nos dias 5 e 6 de Julho no Foyer do Grande Auditório.
O trabalho de Antony Gormley questiona a noção da existência dentro do corpo humano. As suas esculturas de chumbo à escala humana utilizam um vocabulário muito pessoal, criando uma relação com o espectador, em que o espaço envolvente é fundamental.O mistério reside num corpo que pode engolir o outro, numa obra que é em si mesma realidade e imagem.
5 e 6 Julho, 21h00
Centro Cultural de Belém, Grande Auditório
Sem comentários:
Enviar um comentário