quinta-feira, 18 de maio de 2006

12º Aniversário da Fonoteca Municipal

A pretexto do seu 12º aniversário, a Fonoteca Municipal presenteia o público com três concertos, sob o título comum de Mescla.

O primeiro, do André Fernandes Trio, realiza-se, hoje às 21h30.

Sendo neste momento o principal meio de exteriorização, o Trio de André Fernandes encerra em si a aparente limitação de um grupo de três elementos pluralizando as pontencialidades dos instrumentos entrelaçada com a complexidade da sua personalidade como compositor resultando numa sonoridade quente e trabalhada que um mero trio não faria prever.
Dia 19 e 20 sucedem-lhe, à mesma hora, Nancy Vieira e O’queStrada.

A guineense Nancy Vieira, de origem cabo-verdiana e residente em Portugal desde os 14 anos, expressa através da sua versatilidade e entrega uma enorme espontaniedade e o sentimento de uma voz doce, mas firme e grave.

O espectáculo baseia-se em Segred, o seu trabalho de 2004 que a lançou para os palcos internacionais, e no vastíssimo cancioneiro cabo-verdiano de mornas, coladeras e outros géneros tradicionais.

Dia 20, “os O'queStrada“ estão a caminho, orquestram a estrada no encalço de todos vocês, numa saga de enredo, fugas, amor, mistério e acção...!

Universal e indescritível, a sua sonoridade ousa uma fusão única impregnada do espírito do fado, do ska, da pop, do funáná e de outras histórias que cruzam o seu caminho.

Esta trupe de cinco músicos, com os seus instrumentos base - a guitarra à portuguesa, a contrabacia, a guitarra rítmica, a voz e o acordeão -, falam entre eles uma língua singular, energética e popular numa viagem sonora 99% acoustic style.

ENTRADA LIVRE

Sem comentários: