sexta-feira, 12 de maio de 2006

Canções Urbanas/Novos Talentos no S. Luiz

"Canções Urbanas, Novos talentos" destina-se à divulgação e divulgação e dinamização de uma forma musical popular, enquanto estilo "sui-generis", ligado à cultura urbana. Neste projecto, critérios como a diversidade, a criatividade, o reconhecimento e o lançamento de novos valores, entretanto surgidos no panorama nacional, são constantes que orientam a sua programação.

Jardim de Inverno

13 de Maio
Ovo (Pop)

O OVO está de volta ao panorama da urbe musical e apresenta o primeiro single “O mundo é já aqui” extraído do seu álbum de estreia “OVO”, a lançar este mês.

“OVO” é um disco eminentemente urbano, inspirado e condicionado pelo ritmo frenético e caótico do quotidiano de uma metrópole.

Em termos de sonoridade, este borbulhar citadino reflecte-se na evolução do lado orgânico do
formato pop do grupo num contexto radicalmente electrónico.

A produção esteve a cargo do grupo e de Tom Aitkenhead (Ben & Jason, Bloc Party, The Rakes, Delakota....) também responsável pelas gravações e misturas.

“O mundo é já aqui” é um exemplo das canções que compõem: uma sucessão de palavras concisas num discurso frontal pronunciado em português; a tensão da mensagem escrita empurra a voz para um registo mais carregado, claramente inspirado na vertente contestatária do rap.

Tal como no processo de produção, realizado entre Lisboa e Londres a banda conta também com os recursos tecnológicos para promover o seu trabalho - a Internet será sempre um meio indispensável no contacto com o grande público...

A intenção é ouvir, parar e pensar!

20 de Maio
Raquel Tavares (Fado)

Nascida em Lisboa, no dia 11 de Janeiro de 1985, oriunda de uma família com ligação ao panorama do Fado, Raquel, desde muito nova a frequentou tertúlias, pela mão de sua mãe.

Os estudos levaram-na a outros caminhos, seguindo um percurso normal de educação e
amadurecimento, até ao momento em que decidiu a sua vida e carreira.

Na sua atitude de “Fadista”, apercebemo-nos, da vivência e fantástica absorção desta arte, comum a quem nasce e cresce no meio.

Na essência do seu canto, notam-se influências de outros grandes fadistas, não invalidando que tenha já adquirido o seu estilo próprio. Acima de tudo, sente-se! Assim como quem sente noutras músicas de cariz popular e urbano como o Flamengo, o Tango, as Mornas ou até mesmo
o Blues, sente-se que, não se trata apenas de mais uma cantora, mas, sim, de uma artista que tem esta música como condição.

Do seu recente percurso foi vencedora da Grande Noite do Fado em 1997; passou pelo Café Luso, onde ainda canta regularmente e actuou no estrangeiro em cidades como Paris, Roma e Bolonha.
Actualmente canta numa das mais prestigiadas casas de fado da capital “Bacalhau de Molho”.

Em Julho de 2005, participou no espectáculo “Novíssima Geração do Fado”, integrado na Festa
do Fado'05 e fez a sua primeira apresentação a solo no Ciclo de Fado em Zamora, Espanha.

Lança o seu primeiro álbum em Abril de 2006.



27 de Maio
Nancy Vieira (World Music, Cabo Verde)

Nascida na Guiné-Bissau, filha de pais cabo-verdianos, Nancy Vieira vem viver para Lisboa aos catorze anos.

É em Portugal, em 1995, que se apresenta pela primeira vez em público, participando num concurso do qual foi vencedora e cujo prémio se concretizou na gravação do seu primeiro disco,“Nos raça”.

Em 2004 edita “Segred”, trabalho que desde logo conquistou o público e a crítica, confirmando-se como uma referência obrigatória do panorama da World Music.
“Segred” lança Nancy para os palcos internacionais, como o Reino Unido, Holanda, EUA, Angola, entre outros.

Chegam mesmo a chamá-la a sucessora de Cesária Évora.

O ano de 2005 trouxe a Nancy Vieira a participação no novo disco de Rui Veloso,“Espuma das Canções”.

Em palco, Nancy Vieira transmite uma enorme espontaneidade e o sentimento de uma voz doce,
mas firme e grave. Os seus olhos expressivos demonstram uma entrega total. Através da sua versatilidade, proporciona um espectáculo baseado em “Segred” e no vastíssimo cancioneiro caboverdiano de mornas, coladeras e outros géneros tradicionais.

Ao vivo, a sua voz é acompanhada por piano, guitarra, cavaquinho, baixo e bateria.

Preço único 10 €

Uma co-produção São Luiz Teatro Municipal / HM Música

Sem comentários: