domingo, 28 de maio de 2006

Homenagem a António Casimiro

No próximo dia 29 de Maio, pelas 18h30m, a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) vai homenagear o cenógrafo António Casimiro, neste momento a festejar os seus 50 anos de carreira.
A pintora Maria Gabriel e o actor e encenador Morais e Castro falarão da vida e obra de António Casimiro, membro da Sociedade Portuguesa de Autores desde 1977.
A sessão realiza-se no auditório Frederico de Freitas, na sede da SPA.
Entrada Livre.

António Casimiro nasceu em Lisboa, em 1934. Fez o curso de Artes Decorativas da Escola António Arroio e frequentou a Escola Superior de Belas Artes. Durante cerca de trinta e sete anos foi cenógrafo da RTP, dezoito dos quais como chefe de cenografia e do gabinete de criação de projectos visuais que engloba cenários, figurinos, guarda-roupa e caracterização. Foi Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em Roma (RAI) e Paris (ORTF). Tem sido o responsável cenográfico de espectáculos de ópera, bailado, teatro e cinema.Em Berlim, fez parte de uma produção onde trabalhou com Seven Nikuist, director de fotografia de Ingmar Bergman.É professor de cenografia na Escola Superior de Teatro e Cinema. Inscreveu-se na SPA em 1977 e passou a sócio em 1983, tendo já exercido cargos em anteriores direcções.

Do seu curriculum constam diversas peças de teatro das quais se destacam As Espingardas da Mãe Carrar, Ubu Português – 2022 Odisseia no Terreiro do Paço e O Homem Dentro do Armário, óperas (Prima la Muisca Poi le Paroli e D. Duardos e Flérida), bailados (A Severa de Fernando Lima e La Silphilde de Armando Jorge), séries televisivas (Os Maias, Roseira Brava, entre outras) e, na área do cinema, filmes como Amor de Perdição de Manoel de Oliveira e O Rei das Berlengas de Artur Semedo, entre outros.

Sem comentários: