segunda-feira, 29 de maio de 2006

Bandas Nova-iorquinas em Concerto na Casa da Música


Os dois últimos dias de Maio foram escolhidos pela Casa da Música para apresentação de duas bandas norte-americanas de referência.


Originais do Harlem, os No–Neck Blues Band experimentam diferentes sonoridades que vão do folk ao free jazz. Na Casa da Música apresentam um concerto que mantém o carácter enigmático e anti-comercial do grupo, uma sonoridade que deve ser ouvida pelos espectadores sem ideias pré-concebidas.
As ESG apresentam na Casa da Música o seu novo trabalho, Step Off , editado depois de 10 anos de ausência discográfica. O concerto do Porto antecede a participação das ESG no Festival Primavera Sound, em Barcelona, e prova que a música deste grupo que nasceu nos anos 70 está tão actual como sempre.

NO-NECK BLUES BAND
Terça, 30 de Maio
22h00

Os No-Neck Blues Band apresentam-se na Casa da Música no dia 30 de Maio, terça-feira. Neste concerto, que decorre a partir das 22 horas no Corredor Nascente, o público tem oportunidade de assistir à actuação de um grupo americano, considerado um dos mais enigmáticos, misteriosos e anti-comerciais.


Constituídos em 1992, em Nova Iorque, os NNCK têm experimentado sonoridades que vão do folk, rock e drone ao free jazz, com muito improviso à mistura.
Ao lado dos Califone, Fursaxa ou Six Organs of Admittance, são um dos grupos de free-folk mais relevantes que têm surgido na cena americana. A sua música tem de ser ouvida sem ideias ou conceitos pré-concebidos.

Os NNCK são os únicos músicos contemporâneos que foram convidados a acompanhar o lendário guitarrista John Fahey em digressão, que os elegeu como a sua nova banda favorita.
Desta parceria surgiram os mais mediáticos «Sticks and Stones May Break My Bones But Names Will Never Hurt Me» (2001), «Intonomancy» (2003), o álbum duplo ao vivo «Parallel Easters» (2004), e o longa-duração de originais «Qvaris» (2005).

Nascidos para experimentar, os NNCK juntaram-se, recentemente, aos Embryo para explorarem o fenómeno da música urbana indígena. Embryonnck resulta do trabalho conjunto entre uma das bandas de "krautrock" mais originais e inovadoras de Munique com os experimentais do free-folk nova-iorquinos.


ESG
Quarta, 31 de Maio
22h00

O lendário grupo nova-iorquino das irmãs Scroggins vem à Casa da Música no dia 31 de Maio, quarta-feira, apresentar o primeiro registo editado em dez anos, «Step Off».


O concerto na Sala 2, às 22h00, apresenta Renee (voz), Valerie (bateria) e Marie (congas) que formam as ESG, agora conta com a participação das filhas de Renee, Chistelle (guitarra) e Nicole (baixo).
Oriundas do Bronx, as ESG nasceram lado-a-lado com o hip-hop , funk, post-punk, no wave e house music , tornando-se no grupo mais 'samplado' por bandas como Public Enemy, LL Cool J, Marley Marl, Beastie Boys, DJ Shadow, Basement Jaxx, Nine Inch Nailse e Grandmaster Flash.

O primeiro registo que editaram no Reino Unido foi através da Factory Records com produção de Martin Hannett (Joy Division), ao mesmo tempo que gravavam o clássico «You no Good» de onde saíram três das suas melhores canções; «You're No Good», «UFO» e «Moody». Nos EUA editavam o álbum estreia, «Come Away Woth ESG» (1983), pelo selo underground nova-iorquino 99 Records, ao lado de grupos no wave como Liquid Liquid, The Bush Tetras e Konk. No início dos anos 90 lançaram «Sample Credits Don't Pay Our Bills» e em 1995 saiu «ESG Live!».

Constantemente citadas por artistas contemporâneos como Le Tigre ou Peaches como influência, as ESG regressam ao activo com «Step Off», que teremos oportunidade de ouvir ao vivo no Porto, dias antes das norte-americanas actuarem no Festival Primavera Sound, em Barcelona.

Sem comentários: