sexta-feira, 19 de maio de 2006

Rota Jazz de regresso a Trofa

Pelo 6ª ano consecutivo, a autarquia de Trofa reserva espaço para o Jazz.

Este ano, o Rota Jazz conta apenas com dois dias: 19 e 21 de Maio, que verão passar no concelho nomes sonantes do jazz.

O primeiro dia conta com os Minnemann Blues Band no bar M18 às 22h.

Minnemann Blues Band tem o seu blues próprio, reúne diversos estilos desde o "piano blues" dos "Barrel Houses", ao "boogie" e ao "rhythm & blues".

Minneman é alemão, tendo estudado piano no conservatório de Hamburgo, integra o primeiro grupo musical aos 15 anos tornando-se mais tarde pianista dos Downtown Jazzmen.

Em 1980, produziu o LP «Bluindo» gravado com o elenco de hoje com uma excepção, o guitarrista de então era Rui Veloso.

Presentemente, Minneman (voz e piano) tem a companhia de António Mão de Ferro na guitarra, Rui Ferraz na bateria e Manuzé no baixo.

No 2º dia Rota Jazz é marcado pela presença dos Adriana Miki Quinteto no bar Ba-Bu Caffe, também às 22h.

A voz de Adriana Miki, complementada com Manuel Lourenço (sax tenor e flauta), Paulo Barros (piano), Sérgio Crestana (baixo) e Paulo Rosa (bateria) dão corpo a um projecto: recriar músicas de compositores conceituados do universo da música do Brasil e da América do Sul com profundas influências de cada um dos seus intervenientes, de Portugal e do Brasil.

O resultado?

Uma mistura fina eclética fortemente marcada pela autoridade da voz de Adriana Miki.

Neste concerto irão interpretar músicas de compositores conceituados no universo da música sem fronteiras e irão destacar alguns temas muitas vezes esquecidos na actualidade.

A iniciativa, que pretende conquistar e fidelizar novos públicos e adeptos do Jazz, está aberta a todos os amantes deste género.

Sem comentários: