quinta-feira, 4 de maio de 2006

Jazz no Teatro Nacional com o Trio Tarana

No próximo dia 6 às 23.30h no Café Garrett, Teatro Nacional D. Maria II - Lisboa, podemos assistir um espectáculo de Jazz do Trio Tarana.

A música deste grupo é especificamente construída sobre a interpretação de várias tradições musicais asiáticas, em que se inclui a música dos Taiko Drum Ensembles do Japão, canções populares afegãs, cânticos hindus e ciclos rítmicos do Norte e do Sul da Índia, enquanto baseados numa improvisação não-idiomática.

Os seus temas usam, de forma subtil, ideias das diferentes culturas tradicionais, sem que sejam abertamente específicas, e permitindo, consequentemente, a criação de uma música moderna que, sendo respeitadora da tradição, procura no entanto reinventar-se constantemente.

O Trio Tarana é liderado por Ravish Momin (bateria, percussão, tabla), que cresceu a ouvir um vasto leque de música asiática, estudou bateria com Andrew Cyrille e Bob Moses e tabla com Jim diSpirito, discípulo de Zakir Hussain. Apresentou-se em concerto por toda a América, Europa e Ásia, é autor e/ou colaborador em vários discos.

Nesta formação faz-se acompanhar por Jason Hwang (violino, instrumentos electrónicos), membro da Far East Side Band, da Reggie Workman Ensemble, do sexteto de Anthony Braxton, e do quarteto de cordas Dominic Duval's String Quartet, igualmente com presença em vários trabalhos discográficos, e por Shanir Ezra Blumenkrantz, baixista e oudista (alaúde árabe), membro fundador do grupo Avant-Klezmer, Satlah. Tocou e/ou gravou com, Jon Madof, Jazz Mandolin Project, Anthony Coleman e Mr. Bungle's Trevor Dunn e faz parte de alguns dos inúmeros projectos do saxofonista John Zorn.

É o que se pode considerar um exemplo perfeito do fenómeno da globalização e dos consequentes fluxos migratórios, representando ao mesmo tempo e da melhor forma o espírito de uma metrópole como Nova-Iorque.

Nesta cidade vivem e tocam os três membros deste trio.

Sem comentários: