sexta-feira, 19 de maio de 2006

Tordo Canta Nobel – 40 Anos de Canções

O Centro Cultural Olga Cadaval recebe, no Auditório Jorge Sampaio, o canta-autor Fernando Tordo que apresenta pela primeira vez em Portugal o seu mais recente trabalho no qual homenageia doze nóbeis da literatura musicando um poema de cada um deles.
O espectáculo, do qual faz parte uma retrospectiva da carreira do canta-autor, revela a grande capacidade de interacção com o público nas muitas histórias das suas vivências, viagens e personalidades que influenciam a escrita das muitas canções incontornáveis no espólio de clásssicos da música portuguesa.
Tributo a Los Laureados Nobel foi apresentado em Setembro de 2005 no auditório da Sociedad General de Autores y Editores (SGAE) em Barcelona e contou com a intervenção de José Saramago, um dos escritores homenageados juntamente com Joseph Brodski, Octavio Paz, Saint-Jonh Perese, Eugenio Montale, Wislawa Szymborska, Pablo Neruda, Rabindranath Tagore, Harry Martison, Derek Walcott, Vicente Aleixandre e Seamus Heany. O disco, cantado em cinco línguas, conta com arranjos de Josep Más “Kitflus”.

O compositor Fernando Tordo dirá que foi ele a escolher os poemas, eu direi que foram os poemas que o escolheram a ele e, consequentemente, à sua música. Quanto ao cantor, apetece-me dizer que, na sua maturidade de homem e de artista, se descobre que tem uma orquestra de câmara na garganta. Ouça-se, ouça-se outra vez. O prazer de escutar crescerá com a repetição.
José Saramago

Sem comentários: