sexta-feira, 26 de maio de 2006

Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa

Realiza-se durante os dias de hoje e manhã (26 e 27 de Maio), no Campus de Almada do Instituto Piaget, o simpósio Poéticas da Afectividade, evento organizado pelo Cliip – Centro de Literatura para a Infância do Instituto Piaget.

Este simpósio integra no mesmo evento dois acontecimentos marcantes e relacionados com a poesia infanto-juvenil: a homenagem a Matilde Rosa Araújo, escritora emblemática da poesia portuguesa para crianças e jovens; e a cerimónia de encerramento do 5º Concurso Poético do Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua portuguesa
A homenagem a Matilde Rosa Araújo contará com a presença de especialistas e investigadores na área da literatura para a infância, poetas músicos, actores e contadores, que juntos irão celebrar a obra desta notável escritora.
No encerramento do Concurso Poético, marcado para o final do Simpósio, serão entregues os prémios a 150 crianças e jovens poetas, vindos de todas as regiões de Portugal e também de outros países onde se fala e escreve poesia em português.
O Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa visa a recolha de textos poéticos criados por crianças, jovens e adultos de todos os países de língua portuguesa.

Iniciado em 1989, este projecto, com edições trienais, está previsto para durar pelo menos trinta anos, ou seja até 2019, e tem vindo a ser concretizado através de concursos poéticos. Até à presente data realizaram-se já cinco destes concursos poéticos, tendo daí resultado a publicação de nove livros com a compilação dos principais textos seleccionados

Sem comentários: