sexta-feira, 12 de maio de 2006

Festival Paredes de Coura já mexe...


Os Yeah, yeah, yeahs, Bauhaus, Fisherspooner, !!! (chk,chk,chk), Shout Out Louds, White Rose Movement e Morrissey são alguns dos nomes já confirmados para actuarem no Festival Heineken Paredes de Coura, que decorre de 14 a 17 de Agosto de 2006, na praia do Tabuão, em terras do Alto Minho.

A cerveja Heineken é o novo patrocinador do Festival Paredes de Coura.
O acordo prolonga-se por três anos e está inserido na estratégia de apoio da marca à cultura através da música.

Os concertos realizar-se-ão em três palcos distintos: palco Heineken (principal) palco Delta (jazz) e palco afterhours.

Além do propósito de contratar as melhores bandas, a organização tem como objectivo fazer do Festival Heineken Paredes de Coura de 2006 um evento mais cuidado e organizado.

À programação cuidada, ousada e diversificada, que aposta em nomes consagrados mas também em bandas emergentes, de modo a evitar elencos cansados, acresce a visível melhoria das infra-estruturas e das condições do recinto.

Para a presente edição, a organização vai reforçar a vigilância e o controlo na área de campismo, de forma a acautelar eventuais furtos.
Assim, os campistas terão ao seu dispor um espaço com cacifos, onde poderão guardar, com segurança e mediante um aluguer simbólico, os objectos pessoais mais valiosos.

A preocupação com as condições de higiene dos festivaleiros é também elemento responsável pelo sucesso e importância que tem hoje o Festival de Paredes de Coura e factor de diferenciação face aos demais eventos musicais do género.

Por isso, no recinto dos campistas vão ser instaladas casas de banho com autoclismo, sistema de esgotos, bem como águas correntes (incluindo água quente).

Para melhor conforto e comodidade de todos vão ser criadas algumas áreas de lazer no recinto do festival, como o News Lounge, um espaço onde os espectadores poderão recuperar forças enquanto se dedicam à leitura de jornais e revistas.

De salientar também que os comerciantes da vila, conscientes da importância económica do evento, estão a desenvolver todos os esforços no sentido de receberem bem as pessoas e prestarem um bom serviço.


14 anos a dar música


1993 foi o ano de arranque do Festival Paredes de Coura, pioneiro e único no contexto musical português. O evento crescia de ano para ano e o seu sucesso acabou por ditar o aparecimento de outros festivais. Nessa altura, a música não saia de alguns clubes, os concertos eram raros e os festivais de Verão não existiam.

Paredes de Coura foi um festival que nasceu à sombra dos gostos musicais de uma geração dos finais dos anos 80, influenciada na formação dos seus gostos estéticos pelo programa de televisão “Pop Off”.
A autarquia acolheu com agrado o projecto e foi determinante no nascimento do festival.
Depois, os jovens da terra fizeram o resto. Até à quinta edição foram as suas mãos que ajudaram a erguer o palco e outras infra-estruturas.

Em 2002, o festival comemorou 10 anos de vida com uma festa de cinco dias. A data, além de servir para celebrar, também foi aproveitada para fazer um balanço. Foi unânime considerar que o evento era único, quer pelo espaço envolvente, quer pela programação diversificada e ousada. Todos reconheceram que Paredes de Coura era o laboratório para experimentar artistas e conceitos novos.

Entre 2002 e 2006, o Festival Paredes de Coura evoluía, numa altura em que o número de festivais aumentava em Portugal. Mesmo face à concorrência, Paredes de Coura nunca perdeu a sua identidade.
Programar com critério e respeitar a origem do festival foram e são grandes preocupações da organização.

Para muitos, o ano 2005 representou o melhor cartaz alguma vez apresentado num festival de Verão. Cresceu tanto que hoje é o festival mais carismático de Portugal.

A edição espanhola da revista “Rolling Stone” considerou-o um dos cinco melhores festivais de Verão da Europa. O concerto dos Árcade Fire foi eleito pela impresa como o melhor concerto do ano, numa lista onde nos primeiros 10 concertos constavam nomes como !!! (Chic Chic Chic), Foo Fighters e Death From Above 1979.

A cobertura por parte de mais de 50 jornalistas estrangeiros demonstrou que este festival é cada vez mais um festival europeu.

Sem comentários: