sexta-feira, 12 de maio de 2006

Flauta Quase Mágica no S. Luiz

Como seria Mozart se tivesse vivido hoje?
Que música, que arte, seria a sua?
Qual seria a sua versão de “A Flauta Mágica”?
Trata-se, obviamente, de uma pergunta sem resposta, mas que nos fez imaginar uma versão que fosse actual e directa, que fosse buscar referências estéticas à realidade urbana e popular, à não linearidade, que incorporasse elementos técnicos de hoje e que trouxesse para o público elementos de abertura, de participação e de observação do processo simultaneamente com o produto.

A Flauta Quase Mágica é uma reinvenção de “A Flauta Mágica”, de Mozart.

Partindo da ideia e do material musical original fez-se uma reescrita muito livre da peça, mantendo algum referencial de partida, mas usando sobretudo ideias originais, musicais e dramáticas.
No centro da peça estão as figuras de DJ Moz e VJ Art, um duo verdadeiramente transdisciplinar e actual que se socorre dos vários talentos de uma equipa criativa, e também do público, para criar algo que está algures entre uma peça de música, de teatro e de arte digital.

A Flauta Quase Mágica tem outras facetas: o público observa todo o processo de criação e também participa nele, através da criação de sons.
Os heróis da história têm que atravessar espaços interactivos, faz-se referência à realidade virtual, a linguagem musical de Mozart é cruzada com referências da música comercial, urbana.

O humor e a caricatura são elementos chave, bem como a conjugação de várias linguagens musicais, artísticas e uma forte componente tecnológica.

A Flauta Quase Mágica é uma peça de Música Teatral dirigida a todas as idades.

FICHA ARTÍSTICA

Concepção Companhia de Música Teatral
Música e direcção artística Paulo Maria Rodrigues
Encenação José Geraldo
Cenografia e figurinos Pedro Andrade
Sistemas Interactivos e Desenho de som Luís Girão
Animação visual João Raposo
Desenho de Luz Manuel Alão
Intérpretes Ana Paula Almeida, Isabel Nogueira, João Raposo, Jorge Leal, Luís Girão, Nuno Dias e Paulo Neto
Gestão de projecto Helena Rodrigues
Direcção de produção Jorge Leal
Produção Companhia de Música Teatral
Produção executiva Márcia Mourato e Tiago Veiga



Companhia de Música Teatral...


... fundada em 1999, dedica-se à criação de projectos e espectáculos cuja natureza estética se enquadra dentro da designação de “música cénica” e do “teatro-musical”.
Estabelecendo pontes de ligação entre várias linguagens, a CMT visa dinamizar a produção de iniciativas de carácter interdisciplinar, e privilegia a Música como ponto de partida para a interacção entre várias técnicas e possibilidades de comunicação artística.

Desde a sua fundação, a CMT tem criado e apresentado espectáculos em Portugal e Espanha. As criações da CMT incluem os espectáculos As Cidades e a Serra, Uma Prenda para Eugénio de Andrade (em co-produção com o Coro de Câmara de Lisboa), O Gato das Notas, BébéBábá, Andakibébé, Nós e Vozes e as instalações interactivas BébéCúcú e Tribunal da Ralação (Em co-produção com a Artshare).

A CMT tem desenvolvido um trabalho pioneiro de articulação entre a investigação académica, a produção artística, a criação tecnológica, o envolvimento da comunidade e a divulgação para o público de ideias recentes sobre a importância da experiência musical nas idades mais precoces. Prosseguindo fins educativos e de divulgação, a CMT tem promovido a difusão das obras apresentadas a público através da edição em vários suportes, tendo editado já o vídeo O Gato das Notas e, em parceria com a editora Campo das Letras, as obras Andakibebé (livro e CD) e BebéBabá – da musicalidade dos afectos à música com bebés (livro e vídeo; publicado também nos EUA). Recentemente, em parceria com a editora O Bichinho de Conto e o apoio da Câmara Municipal de Lisboa publicou o livro e o CD MNF/ Morte e nascimento de Uma Flor.

Em 2005 a CMT estreou três novas produções: Cyberlieder, As Águias Voam Legatto e A Flauta Quase Mágica. Está ainda prevista a edição de um conjunto de histórias com música a publicar com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

Sem comentários: