quarta-feira, 17 de maio de 2006

À Espera de Godot estreia no CCB

O trabalho mais mediático de Samuel Beckett, "À Espera de Godot" numa co-produção do Teatro Meridional e Centro Cultural de Belém, tem estreia marcada para hoje às 21h, no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém.

"Uma estrada no campo. Uma àrvore. Ao anoitecer."

No que se tornou o cenário mais célebre do teatro contemporâneo, Didi e Gogo, aguardam em dois actos a vinda de um incerto Godot, que Beckett sempre se recusou a indentificar com a divindade, para realçar, talvez, não a finalidade da espera mas a que se produz enquanto ela decorre.
Logo na sua estreia em 1952 foi perceptivel a verdadeira dimensão de um texto que à superíicie tem tanto de parábola bíblica como de farsa clownesca, mas que o tempo se encarregou de transformar na mais poderosa fábula do nosso tempo.

Em entrevista ao Hardmusica.com, Miguel Seabra disse que o texto utilizado é o "cruzamento de três versões - Original alemã, original inglesa e original francesa, chegando-se a uma quarta lingua, a portuguêsa".

Actualmente o universo do Teatro Meridional é o teatro do absurdo, assim afirma o seu director, Miguel Seabra; daí terem levado à cena duas peças de José Sanchis Sinisterra, tendo sido uma delas sobre Kafka.

O Teatro Meridional é uma "companhia que nos espectáculos procura um caminho onde o trabalho de interpretação do actor é protagonista".
Desde 1992, ano da sua fundação, os seus trabalhos já foram distinguidos 22 vezes, das quais 5 foram internacionais.

Depois de Endgame em 2004, a programação do grande desafio de Beckett "À Espera de Godot" era inevitável, palavras de Miguel Seabra.

Relembramos que Samuel Beckett nasceu há 100 anos, excatamente a 13 de Abril de 1906. O Teatro Municipal S. Luiz comemorou essa data, com a apresentação de algumas peças de Beckett em filme, entre outras actividades, como o Hardmusica.com, noticiou.
Na sequência deste acontecimento, questionamos o director do Teatro Meridional porque não a apresentação desta peça no referido teatro. A resposta, um pouco reticente, foi que "já estava programada para o CCB há cerca de um ano".

"À Espera de Godot" está em cena no palco do Pequeno Auditório do CCB, até dia 22, seguirá para a abertura do "FITEI, Festival Internacional de Teatro Independente", no Teatro Nacional de S. João - Porto dias 26 e 27 de Maio, seguindo para a abertura do "Festeixo", em Viana do Castelo dia 31 de Maio. A 3 de Junho sobe ao palco do Teatro Municipal da Póvoa do Varzim, no dia 10 estará em cena no Teatro Virginia, em Torres Novas, 17 no Auditório do Ramo Grande, Ilha Terceira e 24 em Loulé. Já em Julho estão presentes no Festival Internacional de Teatro de Almada, dia 10. A itinerância encerra em casa, ou seja no palco do Teatro Meridional de 12 a 30 de Julho.

Ficha Técnica:

Tradução: Francisco Luis Parreira
Encenação: Miguel Seabra
Assistência Artística: Natália Luiza
Interpretação: António Fonseca, João Pedro Vaz, Miguel Seabra, Pedro Gil, Luis Martinho ou Nicolau Magassela
Cenografia e Figurinos: Ana Limpinho e Maria João Castelo
Desenho de Luz: Miguel Seabra
Assistência de Encenação: Romeu Costa
Direcção de Produção: Mónica Almeida
Co-Produção: Teatro Meridional - Associação Meridional de Cultura e Centro Cultural de Belém

Sem comentários: