segunda-feira, 15 de maio de 2006

Prémio Braun no Centro Cultural de Belém


‘Ladies and Gentlemen,
I am very pleased to be able to welcome you here on behalf of Braun AG and the Design Circle attached to the German Federal Association of Industry and I would you like to thank you for attending. Today is the first time the BraunPrize is being bestowed (…)’
Fritz Eichler

Foi com estas palavras que, há 42 anos atrás, Fritz Eichler abriu a cerimónia de atribuição do primeiro Prémio Braun. Prémio este com o qual a Braun procurou, em 1968, premiar os jovens designers que submetessem a concurso projectos que harmonizassem a sua função utilitária e inovação com a clareza formal.
No ano de 2005, a sua XV edição, sob o mote Dream Real Products ("Sonhar Produtos Reais"), premeou as propostas que, sendo inovadoras no campo do design e da tecnologia, ajudassem as pessoas no seu dia-a-dia.
Além dos cinco projectos finalistas, a exposição patente no Centro Cultural de Belém, inclui uma mostra dos trabalhos mais significativos apresentados a concurso (através, na maioria dos casos, de protótipos acompanhados por uma nota explicativa do projecto na qual se inclui o parecer do juri) bem como uma apresentação em formato fotográfico dos objectos provenientes do franchise do Prémio Braun (México e China).
O projecto de Jens Andersson (da Suécia), Rescue Buoy – uma bóia salva-vidas que faz uso da robótica para auxiliar as operações de resgate –, foi o vencedor da edição de 2005, estando já a preparar-se a XVI atribuição do prémio.
Outros projectos incluem um capacete para a prática de desportos radicais; um assento adaptável a garrafas; um dispositivo que permite o cálculo exacto do espaço que vai ser ocupado por uma estrutura; um mecanismo que facilita a recolha de sangue; um sapato que pode ser calçado sem que a pessoa tenha de se dobrar para o manusear e muitos outros projectos inovadores.
A conferência de apresentação do Prémio Braun decorreu no passado dia 11 de Maio com a presença de Henrique Cayatte, Presidente do Centro Português de Design, Lynn Borneman, uma das designers finalistas do Prémio pelo seu projecto Echo Equine, a arquitecta Alessandra Vasile, membro do juri do Prémio Braun, e António Campos Rosado, Director do Centro de Exposições do CCB, entre outros.
A exposição estará patente no Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém até 11 de Junho.

Sem comentários: