Artur Pizarro interpreta Debussy e Ravel no S. Luiz
Artur Pizarro nasceu em Lisboa em 1968, e aos três anos de idade apareceu pela primeira vez na televisão portuguesa a tocar piano.
Berta Nóbrega, a sua avó materna foi quem lhe deu a conhecer as teclas juntamente com o seu parceiro de piano, Campos Coelho, que era aluno de Vianna da Motta, Ricardo Viñes and Isidor Philip.
De 1974 a 1990, estudou com Sequeira Costa, que também foi aluno de Vianna da Motta, Mark Hamburg, Edwin Fischer, Marguerite Long e Jacques Février.
Esta distinta linhagem mergulhou Artur Pizarro na tradição da Época Dourada do piano e deu-lhe um vasto conhecimento das escolas e repertórios alemães e franceses.
Depois dos estudos iniciais em Lisboa, mudou-se para Lawrence, Kansas, nos Estados Unidos, continuando a trabalhar com Sequeira Costa que era professor de piano na Universidade do Kansas. Voltou a pisar os palcos aos 13 anos com um recital no Teatro São Luiz em Lisboa.
A sua estreia em concertos deu-se mais tarde, ainda no mesmo ano, com a Orquestra Gulbenkian.
Ainda sob a alçada de Costa, Artur Pizarro foi o primeiro classificado na Vianna da Motta Competition em 1987, na Greater Palm Beach Symphony em 1988, e na Leeds International Pianoforte Competition em 1990, lançando-se numa carreira internacional.
É um músico de câmara activo e já actuou em festivais de música de câmara em todo o mundo. Em 2005, formou o “Artur Pizarro Piano Trio” com o violinista Raphael Oleg e a violoncelista Josephine Knight. Integra também um duo de piano com Vita Panomariovaite.
Em 2006, está prevista a gravação dos duetos de Rimsky-Korsakov para a Linn Records.
Sem comentários:
Enviar um comentário