terça-feira, 16 de maio de 2006

Museus da Água no Dia Internacional dos Museus

Inserido nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, o museu da Água da EPAL leva a efeito no dia 18, Quinta-feira e em colaboração com CentroPortuguês de Serigrafia (CPS) um Workshop de iniciação à impressão, Serigrafia, Gravura e Litografia. A partir das 10:00 h, os jovens com idades compreendidas entre os 6 e os14 anos, estão convidados a passar pelo Museu da Água e participarem nesta verdadeira aventura pelo universo da cor e da gravura.

Durante o dia estão igualmente programadas visitas guiadas pelo director do Centro Português de Serigrafia.

As comemorações dos 20 anos do Centro Português de Serigrafia, em colaboração com o Museu da Água da Epal (Rua do Alviela, 12, à Calçada dosBarbadinhos, a Sta. Apolónia) onde decorre a exposição antológica das suas edições (serigrafia, litografia, gravura, estampa digital) são assinaladas com um conjunto de iniciativas que realçam o seu carácter dinâmico e de vanguardismo técnico.

Na exposição que estará patente até ao dia 30 de Maio e que conta com acolaboração da PT Prime, o Centro Português de Serigrafia permite que o visitante assista ao vivo, através de um sistema de videoconferência aí instalado, ao trabalho em directo realizado no Atelier de Lisboa por técnicos de reconhecido mérito, chefiados por Mestre Humberto Marçal, naGravura e Litografia e Rui Alves, na Serigrafia.

Com este sistema de videoconferência e ligado por circuitos ADSL da PTPrime, entre o Museu da Água e o Atelier distante, é possível ver e ouvir, em tempo real, através de um televisor, os métodos usados na preparação das obras enquanto as imagens, provenientes de 4 câmaras distintas, são comentadas.

O visitante da exposição, convidado a sentar-se a assistir na sala de videoconferência, pode intervir e fazer perguntas ao comentador do Atelier, pois a sua imagem e som são igualmente enviados para o Atelier numa comunicação em directo.

Um atractivo suplementar com uma vertente pedagógica numa mostra que pretende sensibilizar o público em geral e as instituições, para a importância e o valor da obra gráfica.

Aproveitamos para informar a restante programação dos Núcleos do Museu da Água.

Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos

Workshop (para jovens dos 6 aos 16 anos) de iniciação à impressão, Serigrafia, Gravura e Litografia por Mestre Marçal e assistente do Centro Português de Serigrafia.
Horário: Das 10 às 16 horas

Reservatório da Mãe d'Água das Amoreiras

Mares Antes Navegado - Concerto pela Escola de Música do Conservatório Nacional
Horário: Das 18 às 19 horas

Sem comentários: