domingo, 28 de maio de 2006

O ciclo “1 obra 1 artista 1 mês” mostra pinturas de Ana Correia

Ana Correia é a jovem artista plástica que dá continuidade ao ciclo “1 obra 1 artista 1 mês” na Escola Superior de Dança.

Até à terceira semana de Julho, estarão expostos, no edifício principal da Escola, na Rua da Academia das Ciências, dois trabalhos de mais uma recém diplomada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Ana Correia é a nona artista participante num ciclo cujos objectivos são, por um lado, a divulgação de obras recentes de jovens em início de carreira nas áreas da pintura, escultura, cerâmica, desenho, fotografia ou vídeo, e por outro, proporcionar aos estudantes de dança o contacto directo com diferentes formas de expressão.
Os dois trabalhos de Ana Correia, em acrílico sobre tela, agora patentes na Escola Superior de Dança, fazem parte de um conjunto sobre a visão exterior do “eu” na tentativa de o desmultiplicar em diversas personagens.

Sobre a motivação que a levou a criar estas obras, a pintoraescreve:
“Mergulhar no auto-retrato pode ser uma viagem um pouco controversa, com um regresso não menos complicado. Ao mesmo tempo que nos absorve por completo, tentamos manter uma distância que nos permita criar com clareza e sem nos perdermos totalmente na complexidade desse conteúdo. Acabamos por chegar ao subconsciente e conhecemos vertentes e possibilidades de nós próprios que nunca se tinham revelado.”
Ana Correia revela, ainda, ter ensaiado uma dramatização da sua própria imagem, da sua figura e do seu corpo, e assim procurado uma “fuga à realidade aparente”. Através da escolha da cor, das posições retratadas e, em especial, por força da sobreposição de veladuras, a autora tentou alcançar o que intitula de “lirismo pictórico”. O referido conjunto de trabalhos foi realizado em 2004, ano em que concluiu a sua licenciatura em Artes Plásticas – Pintura, e como tal representa “um bom final de estudos e um bom início de caminho pelos próprios pés”.

Tendo exposto no âmbito de mais de uma dezena de colectivas de pintura em diversas localidades do País, Ana Correia recebeu uma menção honrosa no I Prémio de Pintura e Escultura Artur Bual, na Amadora, em 2005. A artista tem ainda colaborado com a companhia
de teatro “O Bando”, na área de figurinos e adereços, e integra a equipa “Dar Cor À Vida”, que actua através da humanização de espaços hospitalares pela pintura de serviços pediátricos. No corrente ano, iniciou o seu percurso como professora.

Sem comentários: