quarta-feira, 24 de maio de 2006

Cantata "O Lobo Diogo e o Mosquito Valentim"

A Casa da Música apresenta nos dias 26 e 27 de Maio, sexta-feira e sábado, o concerto O Lobo Diogo e o Mosquito Valentim. Neste espectáculo, com direcção musical de Marc Tardue, um grupo coral infanto-juvenil é acompanhado pela Orquestra Nacional do Porto e pelos solistas Angélica Neto e José Corvelo. Esta cantata, da autoria de Eurico Carrapatoso, é interpretada, pela primeira vez, numa versão encenada com o Teatro de Marionetas do Porto, dirigido por João Paulo Seara Cardoso.

O seu autor, Eurico Carrapatoso, fala sobre a obra em cena, numa conferência que decorre no dia 26 de Maio, sexta-feira, a partir das 18 horas.




Conferência

O LOBO DIOGO E O MOSQUITO VALENTIM

Por Eurico Carrapatoso

Sexta 26 18h00 Sala Ensaio 1


Antecedendo o concerto, o compositor Eurico Carrapatoso apresenta, no dia 26 de Maio, sexta-feira, uma conferência que decorre na Sala de Ensaio 1, a partir das 18 horas.

O público tem oportunidade de assistir a esta conferência, que conta com a participação de outros intervenientes, e na qual serão abordados aspectos relacionados com a composição, preparação e encenação da obra.

O bilhete dá direito a entrada no concerto.




Concerto

O LOBO DIOGO E O MOSQUITO VALENTIM

Marc Tardue direcção musical

Angélica Neto solista

José Corvelo solista

Teatro de Marionetas do Porto

João Paulo Seara Cardoso

Um grupo coral infanto-juvenil apresenta-se em concerto nos dias 26 e 27 de Maio, sexta-feira e sábado, acompanhado pela Orquestra Nacional do Porto e pelos solistas Angélica Neto e José Corvelo, sob a direcção do maestro Marc Tardue, interpretando a cantata profana O Lobo Diogo e o Mosquito Valentim, de Eurico Carrapatoso. Estes concertos decorrem no dia 26, sexta-feira, pelas 21 horas, e no dia seguinte, sábado, pelas 17h00, na Sala Guilhermina Suggia.

O público pode desta forma assistir à estreia da primeira versão encenada da cantata O Lobo Diogo e o Mosquito Valentim, pela mão do Teatro de Marionetas do Porto, dirigida por João Paulo Seara Cardoso. Um espectáculo que vai ser registado em DVD.

Sob a orientação de José Luís Borges Coelho, que dirige o Coral de Letras da Universidade do Porto, com preparação vocal da responsabilidade de Rui Taveira e co-repetição de Jaime Mota, este grupo coral, com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos, ensaiou semanalmente esta obra, durante cerca de meio ano, na Casa da Música.

Baseada na fábula homónima de António Pires Cabral, a obra canta a história de um lobo que se auto-proclama rei, contra a vontade dos restantes animais, e de como ele se diverte à custa do mal que causa aos outros. No final, tudo se resolve com uma bela lição: "os bichos, tal como os homens, não se medem aos palmos" e o mosquito Valentim conseguirá devolver a paz a todos os animais da floresta.

Sem comentários: