segunda-feira, 15 de maio de 2006

BERNARDOBERNARDA no Teatro Nacional

O Teatro Nacional D. Maria II apresenta, de 17 a 21 de Maio às 21.30h no Salão Nobre, BernardoBernarda, a partir de textos de Bernardo Santareno, encenação de Nuno Carinhas.
Este espectáculo, interpretado por Isabel Medina e Fernanda Lapa é uma homenagem a este dramaturgo de excepção.

No décimo aniversário da Escola de Mulheres e 25 anos após o desaparecimento de Bernardo Santareno, numa homenagem àquele que se considera ser um dos maiores dramaturgos portugueses do século XX, a Escola de Mulheres propôs revisitar a sua obra, tentando descobrir através dela a complexidade e as máscaras do criador, a beleza dos seus textos fortemente poéticos, e a contemporaneidade dos seus temas.

Uma viagem aos abismos interiores do autor: a sexualidade e a ambiguidade sexual expressas em sensualidade telúrica, tanto reprimida como violentamente exposta; os medos e os presságios; a procura obsessiva da verdade e da justiça; o angelismo demoníaco; o envelhecimento e a morte.

Estes aspectos recorrentes em Bernardo Santareno, sempre contextualizados num forte tecido social e político, são os motores do espectáculo. Espectáculo em que se trocam identidades e papéis sociais, num jogo de espelhos em que o masculino e o feminino se cruzam, enfrentam, e se dissolvem na utopia de um terceiro sexo que paira (como um anjo) sobre a fragilidade humana assombrada pelos limites da sua condição social de poder apenas ser ou macho ou fêmea.


Selecção de Textos: Fernanda Lapa e Iasbel Medina
Encenação, Espaço Cénico e Selecção Musical: Nuno Carinhas
Desenho de Luz: Miguel Pereira
Montagem Musical e Música Adicional: João Bengala
Movimento: Marta Lapa

Sem comentários: